Actividades propostas

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

Estas são algumas sugestões de actividades a serem desenvolvidas pela associação Wikimedia Portugal de forma a alcançar o seu fim. Acrescente à lista sugestões que achar relevantes.

  1. Produção e distribuição de folhetos informativos, cheatsheets, etc. Ver meta:Marketing e commons:Category:Wikimedia promotion para exemplos do que já foi feito noutras línguas. Ver também: en:Template:Wikipedia ads.
  2. Instalação, com patrocínios, de postos públicos de acesso à Wikipédia (que tal "wikiosk"/"wikiosque"?). Possivelmente com uma caixa de doações ao lado =D
  3. Disponibilizar um computador com acesso grátis à net em cyber cafés, restrito aos sites wikimedia
  4. Parcerias com outras organizações com interesses semelhantes (open-source, free culture, etc)
  5. Interacção com outros capítulos; partilha de experiências
  6. Acordos com entidades detentoras de conteúdos (museus, bibliotecas, arquivos históricos, e mesmo outras enciclopédias) para a sua disponibilização em licença livre. Exemplos: Category:Commons partnerships. Fontes possíveis:
  7. Compra de direitos de material que depois possa ser usado nos projectos
  8. Participação em projectos de digitalização de livros, (com contrapartidas para os wikisource, talvez alguns dos títulos oferecidos em licença livre como agradecimento?)
  9. Cooperação com diversos sites para que linkem descrições, notícias, citações, etc dos projectos wikimedia. Por exemplo, listar os wikilivros num site de manuais didácticos ou recursos educativos.
  10. Incentivar sites a usar licenças livres. Por exemplo, licenciar (ou permitir aos utilizadores que licenciem) fotos ou outro material em Creative Commons ou outra licença.
  11. Lobbying junto de entidades com influência no processo de elaboração de leis.
  12. Patrocínios de entidades diversas para concursos de melhoramento do conteúdo em dados temas.
  13. Disseminação do uso de wikis como ferramentas educativas em escolas e universidades.
  14. Relacionado com o anterior: que tal organizar seminários de "o que é a wikipédia e como editá-la" em asilos para idosos? São um grupo que combina a possessão de muito conhecimento e visões históricas que gerações mais novas podem não dispor, com muito tempo disponível... e não deixa de ser uma forma de os ajudar a deixar a sua marca na história! Essas iniciativas poderão depois estender-se com um ou mais editores responsáveis por cada grupo, uma espécie do que se faz com a tutoria. Ver Wikipedia Trainers
  15. Produção de um DVD dos projectos Wikimedia lusófonos
  16. Servir de intermediário caso alguma empresa queira produzir t-shirts e/ou outros itens de merchandising para venda a preços simbólicos. Havendo interesse, poderíamos divulgar produtos relacionados com os projectos lusófonos. Provavelmente teriam algum sucesso entre os wikimedistas e pelo menos outros geeks do open-source :D
  17. Impressão de compilações (encadernadas) de:
  18. Participação em eventos que reúnem a comunidade wiki/open-source/free culture, e divulgar/descrever os projectos wikimedia
  19. Marcação de locais e objectos com tags semapedia
  20. Tradução de software específico para projectos wiki (firefox extensions, wikipedia browsers, etc) para português
  21. Afixação de posters e outdoors, publicação de advertisements em revistas e jornais. tentar preços reduzidos ou nulos, com parcerias várias (por exemplo, improvement do artigo da empresa que cede o espaço, de preferência com informações extra cedidas pela própria)
  22. Lidar com a imprensa (especialmente a portuguesa) em representação da Wikimedia e dos seus projectos
  23. Emitir press releases enfatizando progressos nos diversos projectos (por exemplo milestones, o trabalho de um projecto activo, etc)
  24. Recolher doações dedutíveis nos impostos
  25. Fornecer, em parceria com outras entidades (fundações filantrópicas, etc) bolsas/ajudas de custo para enviar um ou mais participantes lusófonos/portugueses aos encontros internacionais (WikiMania, WikiSym, etc)
  26. Inquéritos de usabilidade e implementação das sugestões (via envio de bugs, gadgets, extensões, css, alterações ao mediawiki:ns, e design em geral)
  27. Implementar feedback no site:
    • Exemplo: um botão de feedback que ao clicar, abre um popup (em div, na mesma pagina, não aqueles irritantes que abrem novas janelas =P) com um formulário de feedback; e as sugestões ficavam todas numa pagina e as pessoas podiam votar nelas, up/down
    • Outro modelo: ao fazer scroll do artigo até abaixo, aparece uma caixa num canto com opções (radio buttons) sobre a qualidade do artigo, legibilidade, factualidade, etc. e talvez um pequeno campo de texto. As sugestões seriam também compiladas numa página própria, e após haver um numero mínimo de ratings, um bot poderia até avisar os principais autores dessas páginas
    • exemplo: Wikipedia:WikiProjekt Benutzerfreundlichkeit/Test Februar 2006
  28. Relacionado com o anterior: tornar a wikipédia mais user-friendly. Considerar a skin modern.css, activar javascript gadgets, fazer testes de usabilidade com pessoas que nunca editaram e ver onde podemos melhorar, e implementar isso. Ver também MediaWiki Ideal
  29. Desenvolver robots, ferramentas (alojadas no toolserver ou não), e outros auxiliares de edição.
  30. Organização de concursos e peddy-papers fotográficos (fotos a reverter para o Commons, claro) exemplos: Wikipedia Loves Art, Wikipedia Takes The City, http://pl.wikimedia.org/wiki/Wikiekspedycja/Summary. Ver também: ferramenta para upload em massa
  31. Implementação de uma versão portuguesa do WikiPortraits, que recolhe imagens de pessoas para os seus artigos pela mão dessas próprias pessoas ou de pessoas que tenham fotografias deles e sejam detentores dos direitos de autor das mesmas. Ver também en:Wikipedia:Contact us/Photo submission
  32. A última edição da wikizine menciona que a Wikimedia Suécia irá ter um quiosque na maior feira do livro da Escandinávia. Seria uma ideia interessante a adoptarmos, também.
  33. Organizar os meios necessários para a existência de servidores em Portugal para alojar o conteúdo e software de modo a apoiar os projectos em português da Wikimedia [1]
  34. Manter uma página "Volunteer Your Skills" na wiki da WMP, onde as pessoas podem oferecer-se para efectuar tarefas que normalmente não se pediriam aos voluntários comuns por exigirem competências específicas (ex: web-development, webdesign, encetar contactos com entidades, etc) — ver Lista de voluntários, que está a ser sincronizada com o CRM para tipificar todo o voluntariado. — Nuno Tavares 18h57min de 13 de Maio de 2010 (UTC)
  35. Formação: dar cursos presenciais, e-learning ou mistos; assuntos básicos e mais avançados, para diversos públicos-alvo; grátis e pagos; pode-se usar a plataforma Moodle para a vertente e-learning (muito completa) ou quem sabe o próprio MediaWiki.
  36. Enviar e-mail a fotojornalistas, para doarem fotografias. Os fotojornalista tiram centenas de fotografias mas apenas aproveitam uma duzia, poderiam doar as restantes fotografias. Especialmente fotos de politicos, desportistas e monumentos.
  37. Tentar convencer utilizadores de comunidade de fotografia (flickr e outros) a doarem fotos
  38. Elaborar vídeos/screencasts com conteúdos sobre projectos Wikimedia, sobretudo de ajuda (edição, etc)
  39. Participar da Campus-Party espanhola ( mesmo que em outra língua, a gente de todo o mundo, é muito interessante o evento, a Wikimedia Brasil tem ótimas experiências na Campus Party)

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas