Apresentação no IST

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

Relatório

(originalmente publicado em http://article.gmane.org/gmane.org.wikimedia.portugal/422)

Após convite feito pelo professor José Borbinha, do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, foi feita uma apresentação sobre a Wikipédia para a cadeira “Gestão e Recuperação de Informação” do mestrado em Engenharia Informática.

A Susana Morais fez uma exposição, preparada por ela e pelo Rei-artur, cobrindo a WMF, o contexto da WMPT, o processo editorial, a estrutura interna dos projectos (utilizadores, categorias, etc), a manutenção, licenciamento, e outros temas relacionados.

O Nuno Tavares fez uma apresentação mais técnica, tendo apresentado brevemente a plataforma da WMF (servidores, software, arquitectura), e abordado de forma mais detalhada o uso de predefinições, dados estruturados e seus benefícios na Wikipédia e algumas ideias relacionadas com a Web Semântica, conceito para o qual a Wikipédia está a ser bastante utilizada. Mais detalhes podem ser consultados num post do blog do Nuno Tavares, em http://gpshumano.blogs.dri.pt/2009/08/10/a-importancia-da-wikipedia-enquanto-fonte-de-dados-e-nao-tanto-de-informacao/

Algumas questões que foram colocadas pelos alunos:

  • Para onde reverte o dinheiro angariado para a WMPT? Em que modelo?
  • Dissémos que estamos ainda a discutir o modelo mas que, no final, o valor apurado reverte sempre para os projectos da WMF.
  • Foi focada a questão da qualidade instantânea de um artigo (por exemplo depois de ser revisto) e surgiu a questão de "porquê não bloquear um artigo quando atinge uma qualidade aceitável". Falou-se das discussões de checkpointing e da nova funcionalidade FlaggedRevs.

Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas