Comunicados/Constituição da associação

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

Página para elaboração de comunicado relativo à constituição da associação (exemplo de uma associação com fins relativamente próximos)

Comunicado

versão draft

Wikimedia Portugal apresenta plano de actividades

Na próxima [dia da semana], dia [dia] de [mês], em cerimónia a realizar em [local], vão tomar posse os órgãos sociais da recém-criada Associação Wikimedia Portugal (WMP), na sequência da sua eleição na primeira assembleia-geral realizada no final do mês passado na cidade do Porto. Nesta ocasião, a nova Direcção empossada aproveitará também para apresentar publicamente o plano de actividades para o biénio 2010-2011.

A Associação Wikimedia Portugal, com sede na Cidade Berço, Guimarães, é uma representação nacional da organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation, sediada nos Estados Unidos, tendo como principais objectivos a disseminação do saber e da cultura através do incentivo à recolha, criação e difusão de conteúdos isentos de restrições de utilização, modificação e distribuição, com ênfase para os projectos em língua portuguesa.

Ainda em fase de arranque, a WMP envolve actualmente um grupo de cerca de 30 voluntários que coordenam acções através de uma lista de e-mail, do site www.wikimedia.pt e de reuniões presenciais. O primeiro presidente da Direcção é Waldir Pimenta, de 23 anos, licenciado em computação gráfica e multimédia e mestrando em informática, residente em Braga. Para além da Direcção, da Mesa da Assembleia-Geral e do Conselho Fiscal, a WMP conta ainda com um Conselho Consultivo de sete membros.

Apesar de promover e apoiar os projectos da Wikimedia Foundation, a Wikimedia Portugal é uma associação jurídica e legalmente independente desta.

De entre as actividades a desenvolver nos próximos dois anos, destacam-se [incluir dois ou três pontos mais relevantes].

A Wikimedia Foundation é mundialmente conhecida por gerir a Wikipédia, um dos sites mais visitados no mundo, disponível em 268 línguas e dialectos com um total de mais de 14 milhões de artigos, dos quais mais de três milhões de artigos integram a versão em língua inglesa e mais de meio milhão a versão em língua portuguesa.

Para além da Wikipédia, a fundação mantém outros projectos paralelos, como sejam a Wikiquote, uma colectânea de citações; o Wikcionário, um dicionário de várias línguas; a Wikispecies, um directório de espécies animais e vegetais; a Wikinotícias, fonte de notícias; o Wikisource, compilação de documentos originais; o Commons, repositório de imagens, sons e vídeos; a Wikiversidade, centro de aprendizagem; o Wikilivros, colecção de textos, livros e manuais; entre outros.

Em comum, todos estes projectos têm o facto de seguirem o modelo "Wiki" (palavra da língua havaiana que significa "rápido"), possibilitando que qualquer pessoa com o acesso à Internet possa modificar qualquer artigo e que cada leitor seja um potencial colaborador destes projectos. Para além disso, o seu conteúdo é livre, ou seja, qualquer informação pode ser transcrita e modificada, desde que sejam preservados os direitos de cópia e modificações, de acordo com a licença GNU/FDL (ou GFDL) e a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0.

Dados

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas