Parcerias culturais/Parcerias de conteúdo

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

Parcerias culturais:ResumoParcerias de conteúdoRestauro digital de imagensEventos conjuntosLista de GLAM

Um número de instituições culturais elaboraram imagens digitais de trabalhos existentes nas suas colecções, ou informação textual sobre esses trabalhos, disponíveis nos websites Wikimedia. Esta página faz um resumo de algumas das parcerias que foram efectuadas e de alguns dos benefícios (e desvantagens) de tais parcerias para os donos dos trabalhos.

Um largo espectro de instituições tornaram também disponíveis os seus trabalhos na Internet, sob Domínio Público, ou sob uma licença Creative Commons. Isto significa que estes trabalhos podem ser livremente reutilizados por todos, incluindo os projectos Wikimedia.

Índice

Benefícios

Os benefícios de tornar os seus trabalhos livremente disponíveis incluem:

Inconvenientes

Existem também possíveis inconvenientes, que podem ou não apresentar problemas:

Exemplos / Histórias de sucesso

Bundesarchiv, Alemanha

Um exemplo: a fragata à vela prussiana SMS Thetis.

Em Dezembro de 2008, cerca de 100 mil imagens dos Arquivos Federais da Alemanha (Bundesarchiv) foram carregados no Wikimedia Commons. As imagens eram sobretudo relacionadas com a história da Alemanha (incluindo a República Democrática Alemã) e fizeram parte de uma cooperação entre a Wikimedia Deutschland e os Arquivos Federais. As imagens, desde então, têm vindo a ser extensivamente categorizadas no Wikimedia Commons e integradas nos artigos da Wikipédia.

Como resultado da disponibilização das imagens na Wikipédia, houve uma aumento nas taxas de acesso ao website dos Arquivos a partir da Wikipédia, tendo como resultado um aumento de vendas de materiais disponibilizados pelos Arquivos. Os Arquivos também receberam um grande número de correcções às descrições das imagens e adição de metadados por parte de voluntários Wikimedia. Os Arquivos subsequentemente decidiram contratar um empregado a tempo inteiro somente para integrar as correcções e adições aos Arquivos.<ref name="bundesarchiv">Wikimedia event seeks to open up Australian culture. ComputerWorld, 5 August 2009.</ref>

Mais informações: Resumo informativo - Exemplos de imagens - Todas as imagens - Edições mais recentes nas imagens




Biblioteca Universitária e Estatal de Dresden, Alemanha

Em Março de 2009, a Biblioteca Universitária e Estatal de Dresden colocou cerca de 250 mil imagens do seu repositório disponíveis via Wikimedia Commons sob uma licença Creative Commons.

Mais informação: Resumo informativo - Todas as imagens

Powerhouse Museum, Austrália

A Art Gallery of New South Wales cerca do ano de 1900, tornada disponível graças ao PowerHouse Museum

O Powerhouse Museum, na Austrália, libertou descrições dos seus itens sob uma licença Creative Commons. Embora não «doados» à Wikimedia, a libertação de conteúdo sob uma licença Creative Commons significou que este podesse ser facilmente incorporado em artigos da Wikipédia. Também foram disponibilizadas em número de imagens em Domínio Público através do Flickr (ver também imagens do PowerHouse Museum no Flickr), que podem ser usadas na Wikipédia.

Mais informações: Artigo no blog do PowerHouse Museum - Imagens do Flickr no Wikimedia Commons

Tropenmuseum, Países Baixos

Uma imagens exemplificativa

Em Agosto de 2009, o wikipedia:Tropenmuseum, nos Países Baixos, fez uma parceria com a Wikimedia Nederland, relacionada com uma de suas exibições, tornando cerca de 2.100 imagens disponíveis no Wikimedia Commons. O Tropenmuseum beneficiará de um aumento de publicidade sobre a exibição e também da verificação e tradução das descrições das imagens no Wikimedia Commons.

Mais informações: Resumo informativo - todas as imagens - Artigo no blog da Wikimedia Foundation

Regionarkivet, Suécia

Escavação em Uriconium, Shopshire, por Francis Bedford.

Em 19 de Agosto de 2009, o Regionarkivet (um arquivo municipal baseado em Gotemburgo, na Suécia) e a Wikimedia Sverige anunciaram a libertação de 28 imagens de alta qualidade e resolução para o Wikimedia Commons. Estas fotografias, todas elas em Domínio Público devido à sua idade, foram tiradas por alguns dos mais influentes fotógrafos do século XIX. Entre as imagens estão algumas tiradas pelo arquitecto e fotógrafo britânico Francis Bedford, e pelo pioneiro fotógrafo britânico Roger Fenton.

Mais informações: Resumo informativo - Imagens - Comunicado - Artigo no blog da Wikimedia United Kingdom

Passos em direcção a uma parceria de conteúdo

Cada situação é única e particular, pelo que a melhor aproximação é falar com uma das representações locais da Wikimedia (em Portugal, somos nós) por email, telefone ou pessoalmente. Veja os nossos contactos para mais informações.

Em termos de tornar tecnicamente o conteúdo disponível na Wikipédia, é possível providenciar arquivos multimédia, completar com metadados como for desejado, através de um contacto directo com uma representação Wikimedia, que depois pode carregar os arquivos no Wikimedia Commons. Alternativamente, o licenciamento das páginas web das instituições pode ser alterado com vista a libertar conteúdo sob uma licença Creative Commons.

Referências

<references>

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas