Reuniões/2010-11-21/Log

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

Às 17h00 do dia 21 de Novembro de 2010, realizou-se uma reunião da Direcção da Wikimedia Portugal (WMP), que contou com a presença de Béria Lima, João Sousa, Manuel de Sousa e Waldir Pimenta, e com a participação remota de Gonçalo Themudo. André Barbosa, e Nuno Tavares, que indicaram a possibilidade de estar presentes, não puderam comparecer. Os temas tratados foram os seguintes:

Índice

Fundraising

A uma inquisição inicial sobre potenciais tópicos pendentes relativos ao fundraising anual da Wikimedia Foundation, que estava já em curso, a Béria indicou que era necessária uma decisão acerca dos banners a passar nos projectos lusófonos, pois apenas os banners do Jimmy Wales estavam activos até então. Por unanimidade, aprovou-se a circulação dos banners personalisados para a audiência lusófona que tinham sido desenvolvidos nas semanas anteriores pela Béria, Gonçalo, Alexandre, e outros, envolvendo temas próprios — por exemplo, os Descobrimentos.

De seguida o Waldir mencionou a mensagem que lhe fora enviada pela Deniz Gultekin da Wikimedia Foundation, pedindo que escrevesse um apelo do género da carta do Jimmy para ser passado nos projectos lusófonos. A Béria indicou alguns outros editores que foram contactados relativamente a edições da Wikipédia em outras línguas, e a pedido do Waldir, ficou de enviar instruções de como os encontrar para servir de exemplo.

Perguntou-se sobre sobre o questionário que fora solicitado à WMP para fornecer à WMF alguns dados relativos às nossas intenções e infraestrutura para a recolha de fundos, e foi indicado que o André, que tinha ficado responsável pelo mesmo, finalizara o seu preenchimento.

Falou-se ainda numa questão que ficara por responder numa consulta recente da WMF à WMP: como lidar com as doações que forem feitas em Portugal e as que forem explicitamente dirigidas à WMP. Acordou-se fornecer o NIB da nossa conta bancária, sendo de seguida feita a transferência dos fundos que entrarem durante o fundraising, para a WMF. As doações dirigidas à WMP ser-nos-ão comunicadas directamente pela WMF via email, para que saibamos que fundos reter.

Salvo indicação em contrário acima, as acções envolvendo contacto com a WMF ficaram a cargo da Béria, que tem actuado como intermediária entre a WMP e a Fundação para o assunto do fundraising.

Relatório do Grant

Relativamente a uma mensagem recebida acerca do relatório do subsídio da WMF que a WMP recebera, ficou decidido que o relatório entretanto já produzido seria completado com a relação completa dos valores monetários em que o subsídio fora usado, já que o prazo legal para a WMF ter essa informação em sua posse é 31 de Dezembro. Waldir e Manuel de Sousa ficaram responsáveis por finalizar esse relatório e comunicá-lo à Fundação.

Plano de Actividades

Para os próximos meses, ficou decidido que, além das actividades já em curso relativas ao fundraising, serão realizados os seguintes projectos:

  1. Actividades de comemoração do 10º aniversário da Wikipédia, a 15 de Janeiro;
  2. Actividades de comemoração do 10º aniversário da Wikipédia Lusófona, a 11 de Maio;
  3. Actividades de outreach a GLAMs, incluindo, e na sequência de, a participação na conferência GLAM-WIKI em Paris.
  4. Retoma do assunto HMS e decisão sobre a sua continuidade

Aniversário da Wikipédia

De acordo com o planeado na reunião anterior, foram apresentadas ideias para a comemoração do aniversário da Wikipédia e da Wikipédia Lusófona em particular, respectivamente a 15 de Janeiro e 11 de Maio. Após algum debate, decidiu-se pelo seguinte plano:

A 15 de Janeiro, realizar um evento com foco mais "internacional", através da projecção do documentário "Wikipedia: Truth in Numbers", com legendagem em português. Tal será realizado preferencialmente em Lisboa, num recinto de relativo prestígio, com acesso gratuito, e seguido de uma keynote por um membro da Wikimedia Foundation ou, na impossibilidade disso, um convidado de um dos outros chapters mais bem estabelecidos. Após a keynote, uma sessão de debate/Q&A permitirá ao público conhecer melhor o funcionamento da Wikipédia; possivelmente, publicitado como "Tudo o que sempre quis saber sobre a Wikipédia, pelas pessoas por trás do projecto", ou algo nesta linha. Durante este evento, serão distribuídos materiais à audiência: Os folhetos de cheatsheet que restaram da Academia, e possivelmente merchandising. Sendo possível, será feito um live video streaming do apagamento das velas no evento principal em Londres.

A acompanhar este evento, será preparado material para eventuais contactos pela imprensa ou outros media. Não só uma preparação passiva será feita, mas também uma press-release e contactos com media serão efectuados de forma a obter a maior exposição possível do aniversário, incluindo, se possível, na televisão.

Um plano detalhado será elaborado para que se possa começar o quanto antes a distribuir tarefas, devendo haver envolvimento activo dos membros da WMP residentes em Lisboa. Para já, a lista de tarefas foi iniciada com os seguintes itens:

  1. Contactar a Wikimedia France, que recentemente ofereceu a possibilidade de enviar, às suas expensas, um membro para eventos que possamos realizar;
  2. Informarmo-nos junto da WMF sobre a possibilidade de adquirir merchandising para distribuir, bem como um subsídio de 1000 € mencionado pelo Gonçalo, destinado especificamente a actividades de comemoração do aniversário. Para evitar quaisquer contratempos, decidiu-se que o relatório do grant será terminado e enviado com a maior urgência, para que o pedido deste subsídio não sofra eventuais percalços.
  3. Verificar as possibilidades de deslocação e alojamento dos membros da WMP residentes no Norte do país

Uma página própria será criada para expansão da lista acima.

Para 11 de Maio, o foco já seria mais local, pelo que ficou acordada a realização de um evento focado primariamente na wiki, envolvendo a escolha de tópicos importantes para a lusofonia (possivelmente realizada com a cooperação de instituições como a CPLP e o recém-criado Observatório da Língua Portuguesa), os quais serão expandidos quer nos artigos, quer na obtenção de fotografias, vídeos ou áudio. Os participantes poderão escolher temas entre os sugeridos em que desejem trabalhar. O concurso, com a duração sugerida de uma semana (para manter o ritmo e o entusiasmo dos participantes) envolveria uma componente de competição, em que as fotografias e os artigos (e demais formatos de contribuição) seriam votados e os melhores seriam destacados na página principal da Wikipédia. Seria também procurado o envolvimento de elementos de fora da comunidade, por exemplo fotógrafos contactados através do Flickr. Este e outros detalhes do evento estão abertos para discussão. (Uma sugestão que foi feita na reunião foi ter a lista de inscrição de participantes a indicar explicitamente o país de origem dos mesmos, para destacar a diversidade cultural da comunidade lusófona).

Outros

Outros assuntos mencionados dignos de nota incluem um breve relatório do estado da participação da WMP no evento GLAM-WIKI em Paris. Em princípio, irá o Nuno Tavares, havendo já reservas feitas para a viagem e para a inscrição no evento. Pendente encontra-se a decisão sobre o alojamento, que será esclarecida pela Béria nos próximos dias.

Também foi dado um update do Waldir sobre a finalização do processo de aquisição da funcionalidade de débito directo, para completar a infraestrutura necessária à gestão dos Membros. O processo não sofrera ainda grandes avanços devido a compromissos pessoais e académicos, mas encontra-se encaminhado e um relatório será apresentado assim que estiver finalizado.

Ficou ainda acordado que, após o estabelecimento do processo de inscrição, a gestão anual de membros e quotas ficará a cargo do André, devido à indicponibilidade do Anastácio, havendo concordância do primeiro.

Não havendo mais nada a deliberar, declarou-se encerrada a reunião às 20h00.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas