Reuniões/2013-12-15/Log

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

Nota: este documento é uma cópia do registo original, que pode ser encontrado aqui.

Reunião da WMPT - 15 de Dezembro de 2013

Participantes
  1. Waldir Pimenta
  2. Manuel de Sousa
  3. João Vasconcelos
  4. Béria Lima
  5. Susana Morais
Tópicos
  1. Waldir sugere adoptar um modo de funcionamento mais aberto, com base na sua experiência com o grupo de trabalho pelo rendimento básico. Isso implicaria:
    1. Usar uma ferramenta mais "amigável" a novos membros, e que facilite a sua integração de forma gradual; nomeadamente, um grupo no Facebook em vez de mailing list e wiki
    2. Usar a estrutura dos cargos oficiais apenas para manutenção da entidade legal, mas não como formalização de cargos com responsabilidades fixas, o que não encaixa bem com os ritmos de colaboração de voluntários, que normalmente funcionam mais de forma cíclica.
  2. Também sugere considerar conversão num "user group" — https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_user_groups
  3. Manuel sugere contratar uma pessoa para tratar da burocracia e "colocar a casa em ordem" durante por exemplo 6 meses, podendo para tal ser pedida uma grant para a fundação
  4. João Vasconcelos oferece-se para assumir um cargo de maior responsabilidade dentro da associação se houver uma equipa que torne possível levar adiante a WMPT nos próximos tempos
  5. Manuel de Sousa pergunta se valerá a pena manter as quotas dos sócios oficiais, e se seria possível ter uma quota com o valor de 0€. Os outros concordam, mas levanta-se a questão da legalidade de ser membro de um grupo no facebook estar ligado a ser sócio de uma associação legal. Waldir menciona que o grupo no facebook pode ser configurado para apenas administradores aceitarem novos membros, e que isso podia ser equiparado à aprovação de membros pela direção tal como temos agora.
  6. Susana pergunta sobre modo de edição da wiki da WMPT: aberto apenas para sócios ou para todos? Waldir sugere tornar mais aberto, talvez usando a extensão FlaggedRevs
  7. Colaboração com a WMES: A resposta que o Manuel enviou anteriormente dizia que provavelmente iria ser realizada a nossa AG no dia 15 (hoje), e que feedback seria forncecido a seguir.
  8. Assembleia Geral será marcada para janeiro onde será apresentada a nova versão do regulamento interno, eleição dos novos órgãos sociais, e lançamento "oficial" da nova estratégia de funcionamento mais informal e inclusiva. Foi discutida e recebida favoravelmente a sugestão da próxima assembleia ser feita novamente via "hangout on air".
Próximos passos
  1. Waldir criará o grupo no Facebook (fechado, por agora) para começarmos a lançar a nova estratégia de funcionamento.
  2. Manuel lançará no novo grupo a discussão para definição do novo texto do regulamento interno a ser desenvolvido até a data da assembleia.
  3. Waldir irá anunciar a data da AG na mailing list geral.
  4. Susana iniciará no grupo a discussão para elaboração da proposta do grant para o financiamento da contratação de uma pessoa para as funções administrativas, e da logística da WMPT durante o processo de relançamento da mesma.
  5. Manuel irá responder à WMES a dizer que a AG foi adiada e que há perspectivas sérias de colaboração, que serão comunicadas assim que as alterações internas forem aprovadas na AG em Janeiro.
  6. Béria colocará este documento na wiki como relatório da reunião.
  7. João contactará as pessoas para formar a lista dos órgãos sociais para o próximo mandato.

Registo vídeo da reunião: https://www.youtube.com/watch?v=1fkHl6viCfg

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas