Reuniões/I Assembleia-Geral

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa
Associação Wikimedia Portugal (WMPT)
Acta número um


Aos vinte e quatro dias do mês de Outubro do ano de dois mil e nove, pelas quinze horas, teve início no Café Célia, na esquina da Rua do Rosário com a Rua de Miguel Bombarda, na cidade do Porto, a primeira Assembleia-Geral da recém-criada Associação Wikimedia Portugal (WMP).

Estiveram presentes André Pinto Barbosa, Alan Fachini, Béria Lima, Carla Cristiana de Carvalho, César Gomes, João Pinto da Cruz, Manuel Anastácio, bem como Waldir Pimenta, que presidiu, e Manuel de Sousa, que secretariou a reunião. Da agenda de trabalho faziam parte os seguintes temas:

  1. Eleição dos Órgãos Sociais para o mandato dois mil e nove a dois mil e onze;
  2. Aprovação dos Estatutos;
  3. Discussão e aprovação do Regulamento Interno;
  4. Discussão e aprovação da criação de conta bancária, e da sua movimentação;
  5. Outros assuntos de interesse para a Associação.

Iniciou-se a reunião com o primeiro ponto da agenda, “Eleição dos Órgãos Sociais para o mandato dois mil e nove a dois mil e onze”. Para o efeito apresentou-se uma lista, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. Os Órgãos Sociais, para os anos de dois mil e nove a dois mil e onze, ficaram constituídos como se segue:

Direcção

  • Presidente: Waldir Pimenta
  • Secretário: André Barbosa
  • Tesoureiro: Manuel Anastácio

Mesa da Assembleia-Geral

  • Presidente: Manuel de Sousa
  • 1.º Secretário: Susana Morais
  • 2.º Secretário: César Gomes

Conselho Fiscal

  • Presidente: Eduardo Pinheiro
  • 1.º Secretário: Nuno Tavares
  • 2.º Secretário: Béria Lima

Como forma de aumentar o envolvimento no processo de criação e solidificação da WMP foi aprovada a criação de um Conselho Consultivo com os seguintes elementos: Alan Fachini, Carla Carvalho, Gil Nogueira, José Pires, João da Cruz, Libério Sobreira e Márcio Silva.

Passando ao segundo ponto de agenda, “Aprovação dos Estatutos”, Waldir Pimenta leu em voz alta o texto dos Estatutos que foi aprovado por unanimidade. O texto dos Estatutos, em português e inglês, segue como Anexo Um desta acta. Com respeito à jóia, prevista no Artigo 3 dos Estatutos, foi decidido fixá-la em cinco euros.

Já em relação ao terceiro ponto, “Discussão e aprovação do Regulamento Interno”, a Assembleia analisou a proposta de Regulamento Interno, introduzindo-lhe alterações de pormenor e aprovando o texto final que constitui anexo a esta acta: Anexo Dois. Especificamente foram debatidas as condições de admissão e de exclusão de associados, os direitos e deveres dos associados, bem como o montante das quotas anuais a pagar. Em relação a este último aspecto, foram aprovados os seguintes valores: cinco euros a associados menores de dezoito anos de idade e dez euros para maiores de idade.

Continuando para o quarto ponto da ordem de trabalho, “Criação e movimentação de contas bancárias”, foi decidido abrir uma conta bancária em nome da Associação Wikimedia Portugal (WMP), que apenas poderá ser movimentada com as assinaturas de dois dos três membros da Direcção, a saber: Waldir Spencer Pimenta Lima, André Manuel Pinto Barbosa, Manuel Bouça Anastácio.

Nada mais havendo a deliberar, pelas dezassete horas, deu-se por encerrada a primeira Assembleia-Geral da Associação Wikimedia Portugal (WMP), sendo lavrada esta acta que vai assinada por Waldir Pimenta que a presidiu e Manuel de Sousa que a secretariou.


Anexo 1: Estatutos

Anexo 2: Regulamento interno

Versão impressa: Ficheiro:Acta da primeira AG.pdf

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas