Wikimedia Conference 2013

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

A Wikimedia Conference 2013 realizou-se de 18 a 21 de Abril de 2013, em Milão, Itália. Em representação da Wikimedia Portugal estiveram João Vasconcelos (secretário) e Gonçalo Themudo. A missão principal da representação portuguesa foi discutir a situação actual da Associação Wikimedia Portugal, obter sugestões sobre como dinamizar a organização e estabelecer contactos para futuras parcerias.

Contactos foram estabelecidos com membros do IberoCoop (associação de "chapters" Ibero-Americanos) em particular com WM España, e também WM UK, WM India, WM South Africa, WikiProject Med (organização temática ligada à medicina), entre outros.


Foi feita uma apresentação de dois minutos sobre o estado da Associação com bastante impacto. Muita gente veio falar com nós os dois após a apresentação a dizer que gostaram da honestidade e que foi bom termos levantado esta questão; que vários outros passaram por esta situação, mas que tinham vergonha de falar sobre isso, o que só pioraria a situação.

As conclusões principais retiradas da conferência é que nos devemos focar em projectos pequenos de modo a não sobrecarregar os poucos voluntários activos, facilitar a participação de voluntários fora da associação, que é possível pedir bolsas para pequenas actividades e que poderá incluir trabalhadores a part-time ou a tempo inteiro mas por um período inferior a seis meses, e que após uma dessas bolsas seria possível pedir uma bolsa maior ao Fund Dissemination Committee para financiar actividades mais prolongadas (incluindo trabalhadores a tempo inteiro).

Notas tiradas durante a conferência (em inglês) podem ser encontradas em meta:Wikimedia Conference 2013/Documentation e meta:Wikimedia Conference 2013/Schedule.

Índice

Relato do João

Também se realizaram contactos com a "WCA", ainda que esta Associação esteja em fase de re-consideração. Neste caso, sempre com propósitos de enquadrar formas de apoio ao Chapter de Portugal, numa perspectiva de pensamento de largo prazo e estratégico. Nas reuniões em que participei (eu, João) fui colocando a situação de burn out e de dificuldade de desenvolvimento sustentado, sobretudo ao nível da dimensão crítica de membros activos, provocando uma atitude colaborativa dos pares. Surgiram apontamentos para processos de Peer Review com friendly recomendations, até através do acesso ao EXCHANGE. Seguindo esta lógica, mantive vários contactos com os membros do Chapter da Estónia, por circunstâncias semelhantes à WMPT. Este Chapter tem colaborado e tem sido apoiado pelo WMUK, estando este último numa situação diferente da nossa, evidentemente. Sugere-se particular atenção ao potencial apoio que virá a ser dado aos processos de Governance, Govenance Check Lists. Estão a ser produzidos um Manual, um Handbook e um Compendium. Particularmente, coloquei a questão da possibilidade da WMPT poder vir a ter uma pessoa a colaborar em regime de "meio-tempo" em forma de executive office. Com base numa argumentação favorável a essa proposta e assim ao estabelecimento de um HUB administrativo, de gestão e de coordenação; promovendo melhores-práticas, sendo inclusivo, melhorando a capacidade logística, a eficiência da comunicação, garantindo a continuidade e a proactividade, reuni um conjunto manifestamente positivo de "prós" por parte dos interlocutores e parceiros nas discussões, tendo sido também apresentadas reservas e mesmo contras. Devo dizer que esta experiência consistiu para mim uma grande mais-valia no conhecimento da Organização, particularmente da sua orgânica. Foi uma oportunidade muito significativa e útil para estabelecimento de contactos interessantes.

Wiki Loves Monuments

Wiki Loves Monuments é um concurso fotográfico organizado de modo federativo por vários países. Portugal teve uma edição em 2011 que teve bastante sucesso, mas não houve continuação. O objectivo nesta sessão era saber como outros países o estavam a organizar e sondar qual o mínimo de organização necessário para organizar uma nova edição em Portugal. Dado que a lista de monumentos já existe, e um site também, o que será necessário será a selecção das fotos a enviar para o concurso internacional. Isto pressupõe que não se faria divulgação além do Centralnotice ou o SiteNotice. Uma ideia seria inclusive fazer a escolha pela comunidade da Wikipédia, em vez de ser por um júri.

Outras curiosidades discutidas na sessão:

State of the movement

Nas apresentações sobre o estado do movimento, onde cada associação conta em três minutos o rescaldo do ano que passou, ressalta-se alguns temas comuns, como organização de conferências entre vários países da mesma língua/região: Iberocoop para os países ibero-americanos e a WikiCon para países germanófonos; chapters que tiveram a sua estrutura revista por outros chapter, como o caso da Argentina e da Estónia; algum tipo de lobbying para permitir o Freedom of Panorama em certos países, caso da Arménia; alguns casos de desvio de fundos, como em Espanha e Reino Unido; e a criação de algumas fundações como o Wiki Project Med Foundation e a Wiki Education Foundation

Eventos de um dia

Houve uma sessão sobre a organização de eventos de um dia, como Wiki Takes the City ou Edit-athon (maratonas de edição temáticas).

Bolsas e financiamento da Wikimedia Foundation / Chapters

Há vários tipos de bolsas da Wikimedia Foundation (ver meta:Grants:Start), que são complementadas por programas de bolsas de alguns Chapters:

Sobre o tipo de projectos que podem ser financiados, o GAC gosta de modelos que já foram bem sucessidos no passado, como o Wiki Loves Monuments; que tenham um princípio e um fim bem definidos. É necessário produzir um relatório no final, havendo um prazo de 2-3 meses depois do projecto terminar para o submeter. Na página das bolsas há exemplos de bons relatórios como o da República Checa e da Sérvia.

Outros fundos

Colaboração com o Wiki Project Med

Pela primeira vez na Wikimedia Conference, organizações temáticas poderam participar, entre as quais o Wiki Project Med (WPMed. Estavam representados pelo Daniel Mitchen e pelo Brian. Dado que o João tem ligações ao Instituto Português do Sangue (IPS), e já houve manifestações de interesse por parte de médicos do IPS para alguma actividade ligada à Wikipédia, discutimos com eles a possibilidade de alguém do WPMed ir a Portugal dar uma palestra sobre o projecto, termos alguns Wikipedistas para falar sobre como se edita a Wikipédia, e depois uma sessão de edição propriamente dita. Para suportar os custos, é necessário concorrer a uma bolsa para ser avaliada pelo GAC (ver acima). O João Vasconcelos comprometeu-se a liderar este projecto.

How to keep volunteers active

Duas das sessões foram sobre como manter os voluntários dos chapters activos. As notas dessa sessão estão num etherpad e numa árvore de decisão.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas