Relatórios/Conferências/Wikimedia Conference 2014

Da Wikimedia

Ir para: navegação, pesquisa

Participei na Wikimedia Conference 2014 que decorreu em Berlim no passado período 10-13 de Abril. Dentro de um intenso espaço de discussão para o Movimento, destaco os temas lá abordados sobre (1) uma Visão Estratégica; (2) o Funds Dissemination Committee e (3) o Affiliations Committee.

Um acontecimento dramático logo no início dos trabalhos forçou a alteração do programa estabelecido. Infelizmente, a nossa colega Cynthia Ashley-Nelson, inglesa, foi encontrada morta na manhã do dia 11. Cynthia era uma dedicada colaboradora, com longa experiência e pertencente ao Affiliations Committee (AffCom). Foi providenciado apoio psicológico e várias manifestações de pesar tiveram lugar. Os trabalhos foram retomados após uma cerimónia em memória de Cynthia.

Destaco, em particular, a oportunidade aproveitada de avançar com linhas de ação para a realização de atividades concretas na cooperação Portugal-Brasil, numa plataforma da Língua Portuguesa, e também em sede de IBEROCOOP em escala mais geral.

Também reunimos especialmente em contexto de IBEROCOOP para (1) Apresentação de propostas; Discussão e Votação de local da próxima IBEROCONF, decidindo-se Buenos Aires na Argentina e (2) Proposta conjunta dos dois membros a eleger para o BOARD WMF, sendo sugeridos os nomes de Patrício e Frieda. Neste caso tendo em atenção uma perspetiva de representação regional mais interessante. A votação está aberta e decorrerá aproximadamente durante os próximos quinze dias.

Chama-se à atenção para a necessidade de Executar Planos de Actividades e exercer Cooperação entre Capítulos IBEROCOOP com carácter formal, emitindo Reportes, Métricas e estabelecendo a respectiva Comunicação. Assume-se a necessidade de Multilateralidade.

A presença do Rodrigo Padula e do Jonas Augusto, representando o Brasil, gerou um conjunto de conversas presenciais, na continuação de anteriores conversas sobre possíveis mas desejáveis iniciativas para a nossa colaboração. Nomeadamente, aproveitando também a presença do Levon Azizian da Wikimedia Ucrânia, organizador e coordenador da Wiki Loves Earth, surgiu a sugestão de participação dos nossos Países, colaborando com trabalho já desenvolvido pelo Brasil, de aplicação comum ou quase semelhante e nas necessidades que surjam. É um desafio exigente pois o concurso decorre em Maio. Pode estar disponível um adiamento ligeiro dos prazos, aspecto discutido com o Levon. Há uma pressão forte sobre o nosso Capítulo por parte da Wikimedia Foundation para a realização de algum evento (Salvador Alcántar Morán), Asaf Bartov e Anasuya Sengupta).

Propus ao André Barbosa (Alchimista) e à Cristina Couto Soares, que está interessada e disponível para o nosso Movimento e que proponho para novo membro, a formação de uma equipa executiva no sentido de em colaboração com o Brasil e a Ucrânia, e o apoio do Asaf Bartov e Anasuya Sengupta, entre outros, levar a cabo o projecto, apesar do tempo curto. Naturalmente que conto com as vossas opiniões e/ou o vosso importante apoio na concretização desta actividade.

Informo ainda que o Cornelius Kibelka (Wikimedia Deutschland) está no Porto por motivo académico e pode ser um bom apoio para as nossas actividades.

Saudações, João Vasconcelos

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Acções
Navegação
Associação
Como apoiar
Ferramentas