O Dia do Domínio Público comemora o momento em que os direitos autorais expiram no primeiro dia de cada ano. Os filmes, fotos, livros e sinfonias cujo termo de direitos autorais terminou tornam-se livres para o uso comum. O fim dos direitos autorais sobre esses trabalhos significa que eles entram no domínio público. Educadores, estudantes, artistas e fãs podem usá-los sem permissão nem pagamento. Os arquivos on-line podem digitalizar e torná-los totalmente disponíveis sem a ameaça de ações judiciais ou exigências de licenciamento.
No primeiro dia do ano, a Wikimédia Portugal, com o apoio da ANSOL, publica a Lista de autores portugueses que entram em domínio público em 2026, com os dados provenientes do Wikidata, e a Biblioteca Nacional de Portugal publica igualmente uma listagem de autores, a partir dos registos das suas bases de dados. Com isto, durante o mês de janeiro, convidamos todos os interessados a criar, melhorar e desenvolver as informações sobre os autores que entram em domínio público e as suas obras.
Programa
- 10h: Receção dos participantes
- 10h.15 – 10h.30: – Apresentação do Dia do Domínio Público 2025 e lista de autores que entram em domínio público (Ana Cravo);
- 10h.30 – 11h: Da sala de um museu para a palma da mão: Introdução aos projetos GLAM (Carlos Silva);
- 11h – 11h.15: Pausa de café
- 11h.15 – 12h.15: Da sala de um museu para a palma da mão: Introdução aos projetos GLAM (André Barbosa);
- 12h.15 – 12h.30: Dúvidas & questões
- 12h.30 – 14h: Almoço
- 14h – 17h: Editatona presencial e online (em conjunto com Wikimedia Espanha)
-
- Apoio individual aos participantes sobre as ferramentas Wikimedia (Wikipédia, Commons & Wikidata).
-
